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Design sem nome
Design sem nome

A arquitetura distinta da Região de Lingnan: uma fusão de funcionalidade e valor cultural

A arquitetura Lingnan é um estilo arquitetónico único do sul da China, que não só possui funções práticas, como ventilação, dissipação de calor e resistência à humidade, mas também reflete a cultura tradicional chinesa através de técnicas decorativas como a escultura em tijolo, em madeira e cerâmica, aumentando o valor estético e artístico da construção. Alguns edifícios também combinam elementos chineses e estrangeiros, refletindo a cultura da diáspora de Guangdong.

A Região de Lingnan é uma designação geral para a área ao sul dos Cinco Cumes, no sul da China, abrangendo aproximadamente Guangdong, Guangxi, Hainan, Hong Kong e Macau, entre outros locais. Esta região é caracterizada por um clima quente, húmido, chuvoso e com frequentes tufões durante o verão. Ao longo de milhares de anos, as pessoas que habitam nesta área fizeram uso da sua sabedoria e criatividade para se adaptarem às condições climáticas locais, criando uma um tipo de edificado distinto conhecido por Arquitetura de Lingnan.

Estas construções não apenas possuem funcionalidades práticas, como ventilação, dissipação de calor e proteção contra a humidade, mas também refletem a estética tradicional chinesa, com técnicas decorativas como esculturas em tijolo, madeira e cerâmica. Algumas dessas obras evidenciam ainda características de fusão cultural, sendo possível ficar a conhecer a cultura e a história de Lingnan através destes edifícios singulares.

As habitações tradicionais mais representativas de Lingnan são as “casas com orelhas de panela” (wok yi uk em cantonês) e as “casas de concha de ostra” (hou hok uk em cantonês). As primeiras são comuns na região do Delta do Rio das Pérolas, em Guangdong, e são geralmente construídas em tijolo cinzento. As paredes externas são decoradas com padrões de flores e pássaros e o seu nome deriva do formato dos paredes nas laterais do telhado, que lembram as alças de uma antiga panela chinesa.

Casas com orelhas de panela. As paredes elevadas têm também funções práticas: por exemplo, impedem a progressão do fogo em caso de incêndio nos bairros.

Casas com orelhas de panela. As paredes elevadas têm também funções práticas: por exemplo, impedem a progressão do fogo em caso de incêndio nos bairros. D. R. / Macao Daily News

As paredes em orelha de panela não servem apenas como elemento decorativo, mas também ajudam na ventilação e condução do fluxo de ar, facilitando a dissipação do calor no topo do edifício.

Além disso, em caso de incêndio, estes telhados podem impedir a propagação do fogo. Como são mais altas que os telhados de telha, também resguardam do sol e calor do Oeste, reduzindo a temperatura interna da habitação.

O formato das paredes assemelha-se às abas dos chapéus dos antigos funcionários imperiais, augurando que os moradores dessas casas poderiam alcançar uma posição proeminente e riqueza abundante.

Já as casas de concha de ostra, por sua vez, são inteiramente construídas com as cascas destes bivalves, que são resistentes à corrosão e imunes a insetos, características que as tornam particularmente adequadas ao clima húmido e quente de Lingnan. Até hoje, nas áreas costeiras, ainda podem ser encontradas paredes feitas de conchas de ostra, demonstrando plenamente o valor prático e a adaptação dessas construções tradicionais ao ambiente envolvente.

Alguns estilos e elementos de design da Arquitetura de Lingnan também refletem a influência cultural das regiões do Sudeste Asiático e da Arquitetura Ocidental. Um exemplo disso são os qilou, edifícios com arcadas, que combinam funções comerciais e residenciais.

Este estilo é o resultado da fusão entre a cultura do Sudeste Asiático, trazida pelos emigrantes de Guangdong, que foram para Singapura, Malásia e outros países da região no século XIX, e os estilos arquitetónicos locais de Lingnan.

Nas zonas costeiras da região, ainda hoje, é possível encontrar hou hok uk, casas de concha de ostra, cujas paredes são feitas precisamente com as cascas deste bivalve.

Os edifícios geralmente têm dois ou três andares, com o rés-do-chão funcionando como espaço comercial e os pisos superiores servindo de área residencial. Na parte voltada para a rua, o 2.º andar costuma ter uma varanda.

Este design não só oferece mais espaço de habitação para os residentes, como também proporciona sombra e abrigo contra a chuva para as lojas no rés-do-chão e para os peões que por lá passam.

As Torres de Vigia de Kaiping (em chinês Kaiping Diaolou), localizadas na cidade de Jiangmen, província de Guangdong, são residências que incorporam estilos arquitetónicos Ocidentais. Atualmente, existem 1833 dessas torres, nenhuma delas idêntica à outra.

No final do século XIX e início do século XX, a região de Kaiping sofria frequentemente inundações e ataques de bandidos. Forçados pelas circunstâncias, alguns dos residentes locais emigraram para países como os Estados Unidos e o Canadá em busca de sustento. Esses emigrantes que trabalhavam fora enviavam para as famílias o dinheiro que poupavam para construir as torres, com vista a proteger os familiares e os seus bens.

Assim, nasceram as Torres de Vigia de Kaiping. Além de possuírem uma estrutura sólida, janelas estreitas e miradouros, as torres combinam de forma engenhosa elementos de estilos arquitetónicos Ocidentais, como o grego antigo e o barroco, com características tradicionais da Arquitetura de Lingnan, integrando funções defensivas, habitacionais e artísticas num exemplo clássico da fusão entre culturas Orientais e Ocidentais. Em 2007, a Torre de Vigia e Aldeia de Kaiping foi incluída na Lista do Património Mundial da UNESCO.

A decoração ornamentada é uma parte fundamental da Arquitetura de Lingnan, tanto em edifícios residenciais, como públicos. Gravuras em tijolo, madeira e cerâmica, entre outras técnicas de decoração ornamental, refletem a delicadeza e sofisticação da cultura local.

Esculturas em pedra, tijolo e cerâmica no Templo da Família Chen, na cidade de Cantão, província de Guangdong, China.

Esculturas em pedra, tijolo e cerâmica no Templo da Família Chen, na cidade de Cantão, província de Guangdong, China.D.R. / Macao Daily News

A cidade de Cantão, na província de Guangdong, é conhecida pela técnica de “escultura em tijolo de seda pendurada”, com gravuras delicadas que, vistas à distância, parecem fios de seda pendurados. Os seus temas variam entre flores, pássaros, paisagens e narrativas históricas.

Já a cidade de Foshan, também na província de Guangdong, destaca-se pela cerâmica de Shiwan, famosa pela sua ampla variedade de temas e funcionalidade, abrangendo decorações de jardins, como janelas decorativas, paredes de sombra e vasos de flores, bem como cerâmicas do quotidiano e peças artísticas, abordando cenas do dia a dia, lendas de imortais e figuras históricas, combinando valor artístico e apelo visual. Essas peças são um retrato vívido do folclore de Lingnan e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura local até aos dias de hoje.

A arquitetura de Lingnan não apenas preserva a essência da cultura chinesa, combinando funcionalidade prática e arte cultural, como também incorpora elementos de diversas culturas. É um testemunho da história de Lingnan e uma parte importante da cultura tradicional.

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